Outros




06.04.2011
OXIMED - Dicas para adaptar-se ao CPAP



 


As duas maiores dificuldades encontradas pelos futuros usuários de CPAP são acostumar-se, nos primeiros dias, com o uso da máscara e à pressão determinada no tratamento. 70% da adaptação ao CPAP é psicológica, ou seja, normalmente as queixas são resultado de claustrofobia ou até constrangimento em usar o equipamento ao lado do(a) parceiro(a).


 


Apesar de não parecer no início, com o uso diário do CPAP as melhoras serão graduais e cada vez mais aparentes. Para superar esta etapa seguem alguns conselhos:


- Ajuste a máscara de forma que ela fique firme sem apertar demais. Para saber se não está exagerando você deve conseguir passar, sem dificuldade, o dedo indicador entre a fita elástica e o rosto.


- Nos primeiros dias, caso não consiga usar o CPAP a noite toda, use o maior tempo que conseguir, sem insistir demais. É normal sentir dificuldades na primeira semana. Ex: tente usar de 3 a 4 horas no primeiro dia e a cada dia tente aumentar 1 hora até que você consiga dormir a noite toda.


- Nos primeiros momentos de uso, respire devagar e profundamente (quanto mais tempo melhor). Isso fará com que você se ajuste mais rápido a pressão produzida pelo CPAP.


- Apesar do CPAP só ser eficaz durante o sono, é interessante utilizá-lo pouco antes de dormir ou em algum momento oportuno, vendo televisão, lendo algo, etc. Com isso, você irá tirar sua atenção do CPAP e da máscara fazendo seu corpo se adaptar a eles sem perceber. Quando menos esperar, estará usando normalmente.


- O constrangimento no uso do CPAP ocorre em ambos os sexos, mas existe principalmente nos homens. Pois, estes, não admitem ter algum “sinal” de fraqueza ou dependência diante da sua parceira, ainda mais na cama. Esta interpretação é totalmente contornada quando o usuário recebe o apoio e a compreensão da família, como também, percebe, com o uso do CPAP, sua disposição, tranqüilidade, humor, melhorarem drasticamente. Revitalizando o relacionamento familiar e social que estavam prejudicados pelo cansaço, estresse e mau humor. Lembrete: Não existe prazo determinado para você conseguir usar plenamente o CPAP. Cada pessoa tem seu período de adaptação.


 


Todos os procedimentos acima serão muito mais eficazes com o acompanhamento e orientação do técnico. Por isso, sempre que possível contate-o informar o que está errado e também o que está funcionando bem.


 


Esperamos que você tenha sucesso e grande qualidade de vida!


OXIMED 





Fonte: Rodrigo Motta - rodrigo@oximed.com.br - Oximed Ltda.
Voltar